Saiba como ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno

Durante o inverno, o sistema imunológico fica mais vulnerável e, por isso, o corpo fica mais suscetível ao desenvolvimento de diversas doenças, principalmente, em crianças e idosos.

Segundo dados do MS (Ministério da Saúde), as complicações causadas pelas baixas temperaturas aumentam em 30% durante essa estação, sem contar que o frio afasta as pessoas da academia e das atividades ao ar livre e ainda estimula o consumo de alimentos mais açucarados e gordurosos.

E é claro que isso causa um impacto negativo na qualidade de vida e na saúde do indivíduo.

Além disso, a redução de incidência da radiação solar pode resultar na escassez de vitamina D, contribuindo para dores nos ossos e nas articulações, fadiga e depressão.

Sendo assim, é importante garantir que seu corpo esteja bem nutrido durante o inverno.

Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas de como ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno. Confira!

A importância de ter uma boa alimentação no inverno

Um dos caminhos para fortalecer o sistema imune é por meio de nutrientes, que podem ser obtidos através de uma alimentação saudável.

Afinal, eles auxiliam o corpo a combater infecções, a aumentar a resposta do sistema imunológico e, assim, a melhorar a defesa do organismo.

Além disso, ajudam na luta contra o sobrepeso e na falta de vitamina D, que podem resultar em diversos problemas de saúde.

Assim, uma alimentação rica em nutrientes no inverno ajudará na melhor proteção do corpo e, do mesmo modo, proporcionará uma recuperação mais rápida em caso de doença.

Os nutrientes que não podem faltar em uma alimentação rica em nutrientes no inverno

Alguns nutrientes importantes para consumir:

  • vitamina A: ajuda a combater infecções, principalmente infecções respiratórias;
  • vitamina C: atua contra vários tipos de vírus;
  • vitamina D: aumenta a resposta do sistema imunológico;
  • selênio: apoia o sistema de defesa do corpo;
  • zinco: melhora as células imunológicas;
  • probiótico: ajuda na absorção de nutrientes.
  • proteínas: atuam em defesa do organismo;

Onde podemos encontrar esses nutrientes? Veja a seguir!

Dicas para ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno

Veja algumas dicas de como ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno:

Aposte nos refogados de legumes

Quando se fala em uma alimentação rica em nutrientes é impossível não falar sobre legumes. Afinal, eles possuem quase todas as vitaminas e minerais necessários para o funcionamento do organismo.

Também são ricos em fibra e tem baixa caloria. Essas fibras ajudam a nutrir as bactérias intestinais benéficas.

Assim, os legumes ajudam a melhorar a função imunológica, a reduzir o risco de doenças e a controlar o peso.

Os legumes podem ser consumidos de diversos modos: salteados, assados, crus ou refogados.

Mas, como no inverno não tem nada melhor do que uma comida quentinha e super saborosa, que tal experimentar um refogado de legumes?!

Faça sopas com legumes e verduras

Outra maneira de ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno são as sopas com legumes e verduras.

Afinal, são alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças.

Também ajudam a saciar o apetite, impedindo-nos de fazer várias refeições durante o dia. Combatendo, assim, o ganho de peso durante o inverno.

Comer legumes e verduras também proporciona mais energia para realizarmos nossas tarefas do dia a dia.

As sopas são um ótimo jeito de incluir legumes e verduras na sua alimentação de inverno.

Prepare receitas com frutas

Muitas pessoas tendem a diminuir o consumo de frutas durante o inverno. Pois, nessa estação, nosso corpo naturalmente pede por alimentos mais açucarados e gordurosos, como vimos.

Apesar disso, tente incluir sempre que possível às frutas na sua alimentação, principalmente, aquelas ricas em vitamina C, que protege o sistema imunológico.

A boa notícia é que existem receitas quentinhas para você não abandonar as frutas no inverno, como panqueca de banana, maçã assada com canela e abacaxi grelhado.

Opte por frutas sazonais e de consumidores regionais, pois são mais baratas e não correm o risco de perder nutrientes por causa da longa distância no transporte.

Prefira os carboidratos complexos

O inverno realmente pode deixar você com mais fome e com vontade de consumir alimentos mais calóricos, não é?! Você pode consumi-los, mas com moderação.

Sempre que puder, faça trocas saudáveis.

Como trocar os carboidratos simples pelos carboidratos complexos, que são absorvidos lentamente. Isso aumenta a sensação de saciedade e ainda evita o ganho de peso.

Por exemplo, se você está com vontade de comer um belo prato de macarronada, troque a massa normal por um macarrão integral.

Agora se a sua vontade for de uma sobremesa, como um bolo de chocolate, você pode prepará-lo com farinha de aveia e chocolate amargo.

Alimentos que ajudam a ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno

Para ajudá-lo a ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno, separamos alguns alimentos saudáveis cheios de benefícios para a sua saúde. Veja só:

Legumes: abóbora, pimentão, abobrinha, quiabo, berinjela, jiló, chuchu, cenoura, pimentão, pepino, alho, cebola e tomate.

Verduras: brócolis, couve-flor, alface, agrião, couve, aspargo, acelga, repolho, coentro, cebolinha, salsa, rúcula, chicória e almeirão.

Frutas: abacate, morango, kiwi, caju, banana, laranja, limão, caqui, figo, goiaba, maçã, maracujá e uva.

Carboidratos complexos: pães e massas integrais (arroz e macarrão), alimentos com amido (batata, feijão, lentilha e ervilha) e alimentos com fibras (aveia, quinoa, nozes) e outros (iogurte, leite desnatado e ameixas secas).

Especiarias: mostarda, pimenta do reino, cúrcuma e gengibre, são especiarias quentes que aumentam a circulação sanguínea e atuam como remédio natural contra gripes e tosses.

Além disso, para realmente ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno não se esqueça de se hidratar e lembre-se de fazer uma boa quantidade de refeições por dia.

Pronto para cuidar da sua saúde?

Como vimos, nos dias frios é importante cuidar da alimentação para diminuir as chances de contrair doenças, principalmente respiratórias, e evitar o ganho de peso em excesso.

Por isso, você viu, neste artigo, algumas dicas de como ter uma alimentação rica em nutrientes no inverno.

Caso você tenha um parente idoso, ajude-o a manter-se saudável no inverno já que eles são mais vulneráveis a doenças nessa estação.

Mas não só o cuidado com a alimentação é importante. A saúde do idoso também requer outros cuidados no inverno. Ficou interessado?!

Então, aproveite para conferir algumas dicas de cuidados com o idoso no inverno.

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