Não envelhecemos apenas na aparência

Cabelos brancos, rugas mais marcadas, diminuição da estatura são apenas algumas das alterações perceptíveis que aparecem com o passar dos anos. Mas, as mudanças vão além da aparência, a fisiologia também passa por diversas alterações, reagindo de forma diferente ao que, normalmente, o corpo estava acostumado.

No imaginário social, chegar à terceira idade é um percurso lembrado, principalmente, pelo desgaste, limitações, perdas físicas e até mesmo de papéis sociais. As perdas ainda são vistas como problemas de saúde, caracterizadas de acordo com a aparência do corpo.

Além das aparências…

Mudanças corporais não representam doença, mas de fato mostram que o corpo humano envelhece. Além das aparências, o funcionamento do organismo dá sinais de que a idade está avançando. Quem nunca ouviu falar que os idosos esquecem com mais facilidade das coisas?

Esse exemplo é um típico sinal dado pelo corpo para mostrar que ele muda fisiologicamente com o passar dos anos, isso porque as alterações afetam todos os sistemas e microssistemas, desde o endócrino até o nervoso central.

Saiba observar

Abaixo separamos as principais mudanças fisiológicas que acontecem quando chegamos à terceira idade. Confira:

Metabolismo

As alterações hormonais que ocorrem no organismo ocasionam geralmente aumento da gordura corporal e diminuição da massa muscular, isso porque com o envelhecimento, o corpo exige mais energia para desempenhar suas funções, porém o metabolismo diminui. O ideal é praticar exercícios para fortalecer a massa muscular e manter o metabolismo mais acelerado e funcional.

Saúde cognitiva

Como citamos anteriormente, as alterações da memória são as mais conhecidas ligadas ao processo de envelhecimento. No entanto, é importante saber que nem sempre eles consistem em demência ou Alzheimer.

Perdas simples de memória fazem parte do envelhecimento e podem ser melhoradas e trabalhadas exercitando o cérebro com palavras cruzadas e jogos mentais, assim como realizando exercícios físicos que aumentam o fluxo sanguíneo e o oxigênio que vai para o cérebro.

Sistema Cardiovascular

O coração torna-se mais sobrecarregado à medida que o corpo envelhece, pois é obrigado a desempenhar as mesmas funções que fazia em um corpo jovem. Desta forma, a energia e a resistência humana reduzem quando o coração necessita trabalhar mais.

Você pode minimizar os impactos do envelhecimento!

Se você leu este artigo até aqui, não fique com medo de envelhecer! As mudanças das quais falamos são naturais e esperadas, mas não são fatores que limitam ou impedem qualquer pessoa de ser feliz, independente, ativa e saudável.

Chegar à terceira idade é um presente e cada um viverá esse momento de forma individual. Os impactos positivos e negativos dependem do estilo de vida que levamos desde jovens e dos hábitos que manteremos para o resto da vida.

Envelhecer exige cuidados diferenciados e todas estas alterações devem ser consideradas, já que cada mudança fisiológica requer acompanhamento médico, bem como medicamentos e tratamentos adequados e, muitas vezes, individualizados.

Viva essa jornada com leveza. Aproveite o que cada fase da vida proporciona, mesmo que apareçam desafios e limitações pelo caminho. Conte com o SBA Residencial para viver a terceira idade da melhor forma possível!

 

Referências

O que acontece ao corpo quando se envelhece
https://cuidamos.com/artigos/que-acontece-corpo-quando-se-envelhece

A pessoa idosa e o corpo: uma transformação inevitável
https://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/pdf/v11n3a17.pdf

Quais mudanças ocorrem no corpo à medida que envelhecemos?
https://envelhecieagora.com/quais-mudanca-ocorrem-no-corpo-a-medida-que-envelhecemos/

By |2019-03-28T15:28:00+00:00março 28th, 2019|Artigos|