Quem nunca ouviu falar que a prática regular de esportes é uma grande aliada da saúde física e mental?

Entre as diversas possibilidades de práticas corporais, o esporte tem o seu papel de destaque na integração social e manutenção das condições físicas, considerados dois fatores essenciais na associação saúde e envelhecimento. Mesmo com os benefícios comprovados, muitas vezes a falta de oportunidade de praticar esporte faz com que alguns idosos levem uma vida mais sedentária e por consequência, mais monótona. A atividade física de qualquer natureza é um modo de mostrar que ainda são capazes de se desafiarem.

Por que praticar esportes?

Com o passar dos anos é natural que os sistemas fisiológicos do corpo declinem. A chave é então retardá-los e sabe como? Adotando um estilo de vida mais equilibrado. A prática de esportes pode amenizar a velocidade com que as modificações no organismo são processadas.

Todas essas mudanças, quando o corpo não está preparado, podem ocasionar diversos efeitos negativos à vida do idoso, restringindo sua capacidade de locomoção, por exemplo, o que pode implicar em quedas e dificuldades na realização de atividades da vida diária.

Principais benefícios do esporte para o idoso:

  • Manutenção da capacidade funcional

O principal benefício do esporte na terceira idade é envelhecer biologicamente com saúde e manter a capacidade funcional. Atividades físicas concedem ao idoso mais independência, mantendo sua autonomia para realizar tarefas cotidianas sem o auxílio de outras pessoas por um tempo maior.

  • Psicológico em foco

Praticar algum esporte permite ao idoso combater o aborrecimento, melhorar a autoestima e estabelecer novos vínculos. Além disso, é uma ótima alternativa para criar novos hábitos saudáveis e tornar-se mais motivado.

  • Qualidade de vida

Na terceira idade, a qualidade de vida se baseia na capacidade de viver plenamente, e isso inclui, principalmente, a saúde física. Praticar algum esporte evita dores, mal-estar e diversas doenças, intervindo em problemas que, muitas vezes, geram dependências e desconfortos.

Atenção!

Vale lembrar que mesmo sendo incontestavelmente benéficos, os esportes praticados na terceira idade precisam de atenção, moderação e adaptação para a nova condição do corpo. Embora existam exceções, o ideal é que o idoso diminua a intensidade e invista na qualidade do tempo que se dedica aos esportes.

É por isso que neste artigo, além das vantagens da prática, o SBA Residencial separou os esportes mais adequados para quem está vivendo a melhor idade. Confira:

Dança

Além da saúde física, a dança é uma ótima aliada da saúde cognitiva, pois é um momento dedicado a movimentar o corpo e também de fazer novos amigos e se sentir bem. Aqui vale tudo: tango, dança de salão, flamenca, dança do ventre, moderna ou clássica.

Natação

A natação contribui para o fortalecimento dos músculos e ainda melhora o sistema respiratório, protege as articulações e trabalha melhor o fluxo sanguíneo. A principal vantagem desse esporte é o bem-estar, causado devido ao baixo impacto que a água provoca.

Corrida

Neste esporte é preciso atenção e moderação. Para aqueles que passaram por avaliação médica e estão aptos a correr, 30 minutos de corrida diariamente combate problemas cardiovasculares, melhora a respiração e fortalece os músculos.

Musculação

Engana-se quem pensa que a musculação é só para os jovens. Idosos também podem melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos por meio desta atividade. Mas os exercícios devem ser voltados para a repetição e não para o peso.

Dica extra

Aposte também em atividades mais relaxantes como a Ioga, alongamentos e outras práticas de meditação. Elas ajudam o corpo e a mente a se manterem saudáveis em qualquer fase da vida. O alongamento, principalmente, deve preceder qualquer esporte para evitar lesões.

Alongar é uma atividade prazerosa e também uma forma de entrar em contato consigo mesmo por meio da percepção e da consciência do próprio corpo. Alongue, respire e relaxe.

Referências

A importância da prática esportiva para pessoas com deficiência

https://vidamaislivre.com.br/especiais/a-importancia-da-pratica-esportiva-para-pessoas-com-deficiencia/

Esporte para idosos: uma abordagem inclusiva

https://www.sescsp.org.br/online/artigo/8531_ESPORTE+PARA+IDOSOS+UMA+ABORDAGEM+INCLUSIVA

Esportes na terceira idade: benefícios e quais esportes praticar

https://www.greenme.com.br/viver/esporte-e-tempo-livre/4280-esportes-na-terceira-idade-beneficios

Os benefícios da atividade física na terceira idade

https://blogeducacaofisica.com.br/atividade-fisica-na-terceira-idade/

2019-02-28T16:33:54+00:00