O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e, por isso, todos os países precisam estar preparados para os novos desafios. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é que, até 2050, o número de idosos (pessoas com idade superior a 60 anos) chegue a dois bilhões, o que vai representar um quinto da população mundial.
No Brasil, o cenário não é diferente, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, é esperado que, em 2030, o número de idosos brasileiros ultrapasse, pela primeira vez, o total de crianças e adolescentes com idades entre zero e 14 anos. Apesar das estatísticas, a OMS alerta que, mais importante do que viver por mais tempo é envelhecer com qualidade de vida.
Com a população idosa crescendo e com este público cada vez mais instruído e exigente, é natural que os espaços também precisem se adequar a esta tão importante fatia da população. Envelhecer com saúde, cercado de amigos e tendo a certeza de um acompanhamento médico de qualidade, facilita esta etapa da vida, e oferece mais segurança para idosos e seus familiares
Por isso, muitas famílias optam por oferecer cuidados aos idosos em locais de hospitalidade sênior, oferecidos em algumas Instituições de Longa Permanência. Com profissionais especializados, serviços direcionados e instalações adaptadas para a terceira idade, essas instituições, também chamadas de residenciais seniores, são responsáveis por todos os cuidados de seus moradores, o que contribui para a manutenção da saúde física e mental dos idosos.

O Acompanhamento

Algumas Instituições de Longa Permanência recebem, geralmente, idosos independentes, com semi-dependentes e dependentes de cuidados constantes. Esse é o caso do SBA Residencial, localizado no bairro Butantã, em São Paulo. Como a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do morador são os principais focos do residencial, as equipes responsáveis pelo acompanhamento dos idosos são altamente capacitadas para prover o cuidado adequado e a hospitalidade especializada neste público.

Equipe de Saúde

Para a manutenção da saúde física dos moradores, o SBA Residencial conta com um corpo médico altamente especializado, formada por geriatras. A equipe de enfermagem é composta por enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem. Também compõem o time, fonoaudiólogos, psicólogo, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentista e psicólogo.
Todos os profissionais são altamente capacitados para oferecer atendimento humanizado e especializado a todos os moradores de acordo com as particularidades e com as suas necessidades. Os cuidados são focados tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças e as equipes trabalham em conjunto para promover a saúde, o bem-estar e ofertar aos moradores a melhor e a mais completa assistência.

Reabilitação

Além da completa equipe de saúde, o SBA Residencial conta, ainda, com um centro de reabilitação. As salas de atendimento são individuais e contam com equipamentos de ponta, que são utilizados para aliviar a dor, relaxar a musculatura, liberar contraturas e ajudar na contração muscular dos idosos em reabilitação.
Os fisioterapeutas, trabalham visando estabelecer o condicionamento físico, o fortalecimento muscular, na reabilitação dos idosos que sofreram AVC, traumas ortopédicos ou até mesmo que estejam em longo período de imobilismo. O trabalho da equipe visa também prevenir fraqueza, hipotrofia muscular, melhora da marcha e equilíbrio dos idosos.
Profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais desenvolvem diversas atividades que estimularam habilidades motoras e funcionais dos moradores e contribuíram para o fortalecimento das relações interpessoais, bem-estar e melhora da qualidade de vida.

Sala de emergência

Para situação de urgência, o SBA Residencial dispõe de uma sala de emergência equipada com maca, prancha rígida, desfibrilador portátil, oxímetro, medicamentos de emergência e dispositivos para intubação e ventilação. Em qualquer caso de emergência, os profissionais médicos do residencial estarão prontos para atender o morador e, se necessário, encaminhá-lo para um hospital com rapidez e segurança.

O cuidado que todo idoso precisa: saiba mais

Com os cuidados com a saúde de qualidade e adequados oferecido por algumas Instituições de Longa Permanência, com destaque para o SBA Residencial, os idosos podem desfrutar a terceira idade com mais conforto, bem-estar e qualidade de vida.
Os cuidados com médicos e a disposição do atendimento com a equipe de enfermagem 24 horas por dia, garantem o acompanhamento necessário e que as necessidades de cuidados com a saúde dos idosos sejam atendidas rapidamente, propiciando mais efetividade nos tratamentos e na prevenção de doenças.

Para conhecer outros serviços e as instalações do SBA Residencial basta entrar em contato e agendar uma visita.