Algumas Instituições de Longa Permanência, caracterizadas como residenciais que oferecem serviço especializado e de qualidade para idosos foram criadas para receber idosos e dispõem de todo aparato e infraestrutura de ponta para prover cuidados com a saúde, oferecer entretenimento, conforto e qualidade de vida.
Para isso, alguns residenciais oferecem serviços médicos, atividades físicas, eventos culturais e espaços especialmente voltados para a socialização e a integração dos idosos.

Localizado em São Paulo, o SBA Residencial é referência na hospitalidade sênior. Com mais de 27 mil metros quadrados de área em meio a muita natureza – o espaço oferece tudo que os idosos precisam para ter qualidade de vida na terceira idade. Para isso, o SBA mantém uma equipe de profissionais formada por inúmeros especialistas, como:

• Médicos Geriatras

A geriatria é a especialidade médica que se dedica aos cuidados e tratamentos voltados às pessoas idosas. O trabalho dos geriatras abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. Para o atendimento à terceira idade, o geriatra utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes especiais. Além de lidar com doenças características do envelhecimento, como demências, hipertensão arterial e diabetes, dentre outras, o profissional da geriatria também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas e incontinência urinária. No SBA Residencial, os moradores contam com o atendimento todos os dias da semana desses profissionais.

• Fonoaudiólogos

A fonoaudiologia é uma profissão que compreende o estudo da fonação e da audição, bem como dos distúrbios relacionados e dos tratamentos pertinentes. A fonoaudiologia para idosos é fundamental para evitar, amenizar e até mesmo reverter quadros de perda da audição, bem como para atuar nos transtornos correlacionados à deglutição, que podem ocorrer devido aos fatores ligados ao envelhecimento.

• Fisioterapeutas

Os fisioterapeutas são profissionais treinados para trabalhar com doenças geradas pela genética, por traumas ou por doenças adquiridas ao longo da idade. O envelhecimento pode trazer consequências para a saúde, como perda da sensibilidade e do controle sobre os movimentos motores, o que faz com que o trabalho dos fisioterapeutas seja necessário.

• Enfermeiros e equipe de enfermagem

A equipe de enfermagem do SBA Residencial está disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana para atender os moradores e todas as suas eventuais necessidades. Altamente capacitados, a equipe de enfermagem está sempre pronta para atender a terceira idade com qualidade e dedicação.

• Dentista

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias.

O SBA Residencial possui uma clínica odontológica nas suas dependências. Nela, o dentista atende semanalmente e cuida da saúde bucal dos moradores.

• Nutricionistas

Nutricionistas também fazem parte da equipe do SBA Residencial. Esses profissionais são responsáveis pela montagem do cardápio dos moradores, que é realizada de forma individual, já que leva em conta os aspectos e as prescrições médicas individuais de cada um e também há um time de nutricionistas clínicos que avaliam as necessidades clínicas nutricionais de cada morador.

• Psicólogo

Para que a saúde mental do idoso seja cuidada tanto quanto a saúde física, o SBA oferece também atendimento psicológico.

• Terapeutas Ocupacionais

O Terapeuta Ocupacional tem um papel muito importante na prevenção de doenças e manutenção da saúde, preparando o idoso para os eventos inerentes ao seu envelhecimento incentivando seu convívio social e sua autonomia. A equipe de Terapeutas Ocupacionais do SBA Residencial soma o time multiprofissional, para propiciar aos moradores a mais completa abordagem de cuidados com a saúde.

Para conhecer mais sobre a estrutura, os serviços e os profissionais envolvidos nos cuidados aos idosos do SBA Residencial, basta entrar em contato e agendar uma visita!