Caminhada, uma das atividades mais valorizadas pelos idosos

Conheça as atividades mais valorizadas pelos idosos

Você já deve ter percebido que, em filmes e desenhos animados, a maioria dos idosos são descritos ou como calmos e serenos ou como verdadeiros ranzinzas. Nos estereótipos das produções cinematográficas, é possível encontrar ainda avós que preferem ficar em casa crochetando e avôs que odeiam barulho e bagunça e de crianças em frente à residência.

Contudo, se você conhece ou convive com algum idoso no dia a dia, já sabe que essas imagens não pertencem mais ao cenário contemporâneo. Atualmente, pessoas idosas são extremamente ativas e buscam atividades que proporcionem saúde física e mental, além de bem-estar e qualidade de vida.

Esse cenário pode ser observado em inúmeros países do globo, incluindo o Brasil. Segundo a PNAD 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 9,2 milhões de idosos declararam praticar algum tipo de esporte ou exercício físico naquele ano.

Além de buscar atividades que proporcionem saúde, os idosos estão de olho em eventos e oportunidades de lazer, entretenimento e diversão. Isso porque essas atividades também contribuem para o aumento da qualidade de vida na terceira idade.

Quais são as atividades mais valorizadas pelos idosos?

Caminhadas e ginástica

Recomendadas por muitos médicos, as caminhadas são extremamente comuns e valorizadas pelos idosos. Além de contribuir com a saúde física – já que previne doenças cardíacas, controla a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol e de estresse –, a atividade proporciona momentos de descontração e socialização.

Segundo especialistas, o exercício é um dos queridinhos da terceira idade por não exigir esforços pesados e novas habilidades. Desse modo, o ideal é que o idoso comece a praticar as caminhadas após se consultar com um especialista. Caso haja dificuldades de locomoção, é recomendado que se inicie com percursos curtos e pouca velocidade.

Além da caminhada, a ginástica configura uma das atividades mais importantes para a terceira idade. Apesar de mais comum entre mulheres, a prática de exercícios com um profissional especializado auxilia na manutenção da saúde física e mental. Isso porque, ao realizar os exercícios propostos, o idoso passa a notar mudanças em seu corpo, como o aumento da flexibilidade e a diminuição da intensidade de dores musculares e nas articulações.

A ginástica contribui ainda com a socialização entre pessoas idosas, já que, como atividade em grupo, permite que os alunos se conheçam, conversem sobre interesses em comum e, possivelmente, levem as amizades para ambientes fora do espaço de aula.

Dança

Você com certeza já ouviu um idoso falar sobre a paixão pela dança. Além de auxiliar no condicionamento aeróbico, na manutenção da força muscular e na melhora da flexibilidade do equilíbrio, da coordenação motora e da flexibilidade, a atividade traz diversão e lazer à pessoa idosa.

Individual ou em grupo, a prática de dança inibe a produção de adrenalina e cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Desse modo, contribui para a melhora do humor e de sentimentos negativos que, eventualmente, possam fazer parte da rotina do idoso.

Por fim, a socialização também é parte importante da atividade. Isso porque, ao dançar, os idosos têm contato não somente com outras pessoas, como também com novos ambientes, novos gestos, novos ritmos e até mesmo novas culturas.

Atividades aquáticas

Atividades praticadas em piscinas, como hidroginástica e natação, também ocupam o ranking de queridinhas dos idosos. Bastante popular na terceira idade, a hidroginástica é recomendada por muitos profissionais por proporcionar a realização de momentos sem impactar articulações e tendões. Além disso, o exercício é seguro, divertido e promove a socialização, já que as aulas sempre acontecem em grupos.

Assim como a hidroginástica, a natação traz inúmeros benefícios à saúde e à qualidade de vida dos idosos. Além de efeitos musculares, como melhora na capacidade aeróbica e aumento da flexibilidade, é possível notar impactos positivos na saúde dos sistemas respiratório e cardiovascular.

Bailes e festas

Se você pensa que apenas jovens e adultos gostam de uma boa festa, está muito enganado! Na contemporaneidade, os idosos provam que envelhecer não é sinônimo de abandonar a diversão e o lazer.

Associados à prática da dança, citada anteriormente, os eventos de bailes e festas destinados exclusivamente à idosos costumam fazer bastante sucesso em pequenas e grandes cidades. Isso porque os indivíduos se sentem confortáveis em um espaço criado especialmente para pessoas idosas, que podem compartilhar muitos interesses em comum.

Oficinas e cursos

E se a diversão não é deixada de lado na terceira idade, o aprendizado muito menos. Engana-se quem pensa que os idosos desistiram de aprender algo novo após o envelhecimento. Atualmente, com o avanço da tecnologia, muitos idosos têm se dedicado a oficinas e cursos presenciais e on-line. 

Além disso, não é incomum se deparar com pessoas idosas que produzem conteúdo para internet. No YouTube e no Instagram, por exemplo, perfis de idosos que ensinam e/ou buscam aprender uma nova atividade ou um novo hobby são bastante comuns.

As atividades no SBA Residencial

Localizado na Zona Oeste, o SBA Residencial é caracterizado como um condomínio de hospitalidade sênior. Dedicado exclusivamente a idosos independentes, semi-dependentes e dependentes, pensa não somente na saúde de seus moradores, mas na qualidade de vida de forma geral.

Por isso, o SBA promove, com frequência, atividades e eventos que visam à socialização e à diversão dos idosos. Parte das atividades citadas acima são promovidos no interior do residencial, com o objetivo de garantir mais saúde, conforto, bem-estar e qualidade de vida à pessoa idosa.

Saiba como o SBA Residencial pode mudar a vida dos idosos: entre em contato e agende uma visita!

atividades

Copyright © 2020 Sociedade Beneficente Alemã. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Next4 Cominicação Digital