A importância do residencial para idosos na melhora da qualidade de vida da família

A decisão de procurar um residencial para moradia de um idoso pode ser um momento difícil para muitas famílias, pois muitas vezes os familiares não se sentem confortáveis diante dessa situação. Neste post abordaremos os pontos a serem considerados e o que um residencial pode proporcionar em termos de cuidados do seu pai ou mãe, com inúmeras vantagens para eles próprios, bem como para você e toda a sua família.
Além disso, este conteúdo te auxiliará a refletir sobre essa importante decisão e como proceder nesse momento. Boa leitura!

Como o residencial para idosos contribui para a qualidade de vida da família?

A expectativa de vida das pessoas vem crescendo consideravelmente e, devido a isso, cada vez mais a conscientização das necessidades que esse momento da vida implica para o ser humano aumenta também. A longevidade traz desafios de manter o corpo e mente sãos, não só para o indivíduo mas também para os seus familiares. Em contrapartida, mudanças sociais, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, vêm transformando a dinâmica social de cuidado aos idosos, e diante desse cenário a importância social de instituições especializadas no cuidado à terceira idade vem crescendo.
No passado, as dificuldades da família em lidar com alguma limitação do idoso estava muito correlacionada ao ato de retirar a pessoas de casa e levar para lugares denominados asilos ou casas de repouso, lugares estes que estavam correlacionados a ideia de internação, de hospital, de tratamento ou até mesmo de isolamento.
Os tempos mudaram e não temos mais a necessidade de tratar o assunto desta forma!

Atualmente já temos locais denominados residenciais, totalmente adequados para proporcionar o conceito de lar, e buscam promover ao idoso a autonomia, lazer, conforto e a sensação de estar em casa, trazendo assim a tranquilidade que a família necessita para continuar socialmente exercendo suas atividades e papéis.
Portanto, a grande contribuição que um residencial para idosos proporciona é a possibilidade de oferecer segurança a todos familiares, pois seu ente querido desfrutará de todos os cuidados que necessita nesta fase da vida e, além disso, se sentirá em casa.

Infelizmente, nem sempre podemos dispor de nosso tempo para garantir o pleno cuidado que nossos pais ou parentes necessitam ou não possuímos infraestrutura adequada para oferecer a eles. Essa sensação traz grandes inseguranças e frustrações para toda a família.

Por vezes, os familiares relutam em tomar a decisão de mudar a moradia do idoso para um residencial sênior, pois o tema ainda carrega o grande estigma sobre o asilo e está arraigado na nossa cultura o comportamento de cuidar de nossos pais, o que em outros países é um pouco diferente.
No entanto, cuidar do idoso não significa mantê-lo em casa em qualquer circunstância. Cuidar é oferecer a ele o melhor para sua saúde mental e física. Diante desse cenário, o sentimento que deve nortear essa decisão é o propósito sincero de encontrar a alternativa mais adequada e segura para todos os envolvidos, e a escolha de um residencial para idosos, que esteja apto para prover os cuidados adequados, pode ser uma ótima opção que não deve acarretar em culpa alguma, pois a família proverá um local com acesso a saúde e qualidade de vida para o idoso e ainda poderá visitar o parente com regularidade.

Quais as vantagens que o residencial para idosos proporciona à terceira idade?
Além da família se sentir mais segura sabendo que seu familiar está em um residencial para idosos desfrutando de todos cuidados que necessita, o próprio morador também dispõe dessa segurança, além de diversos outros serviços que contribuem para a sua maior qualidade de vida.
Sendo assim, é importante que além de assistência médica, que é um serviço essencial para a terceira idade e que todo residencial para idoso deve possuir, a instituição tem que dispor de outros serviços, como entretenimento, medidas de conforto e autonomia ao idoso, espaços de convivência, dentre outras possibilidades
A seguir, serão mencionados de forma mais completa os serviços oferecidos por um Residencial Sênior e que são capazes de garantir qualidade de vida. Confira!

1. Assistência 24 horas com enfermeiros

Uma das inúmeras vantagens que o SBA Residencial pode proporcionar é a assistência médica nos sete dias da semana, com equipe de enfermagem 24 horas. Além disso, a instituição também conta com uma equipe multidisciplinar capaz de lidar com diferentes questões de forma ágil e eficaz.
Além desta equipe atender as mais variadas necessidades, ela acompanha o idoso no seu dia a dia cuidando do horário de medicamentos e fazendo um importante acompanhamento clínico do morador. Nossa equipe de enfermagem proporciona asssim cuidados integrais que esta fase da vida necessita.
Os profissionais que atuam na instituição também auxiliam o morador e sua família em todo o processo de adaptação, pois a velhice traz ao idoso diversas questões novas. A mudança de lar e de rotina necessitam de assistência qualificada, para que essa mudança seja o mais tranquila possível. O SBA Residencial conta com psicóloga e assistente social para este apoio.

2. Garantia de conforto e autonomia

Como mencionado acima, atualmente os residenciais para idosos possuem uma nova concepção de cuidado, diferentemente do conceito antigo de asilo. É importante que o residencial para idosos esteja atento às particularidades de cada novo morador, pois há aqueles que são plenamente dependentes, há os semi-dependentes e também idosos que são independentes.
O respeito a essas particularidades e a flexibilidade devem ser observadas, proporcionando cada vez mais qualidade de vida aos idosos.
Além disso, uma nova concepção de residencial para idosos permite que eles se sintam em casa e possam trazer consigo seus pertences pessoais, como móveis, utensílios domésticos, roupas, dentre outros.
Por fim, ao contrário do que pode ocorrer em algumas casas de repouso, os espaços de um residencial não são planejados apenas para abrigar e cuidar da saúde dos idosos, mas também para oferecer entretenimento, convívio, lazer, acesso à cultura, além da reabilitação de idosos, incluindo em casos de desospitalização.

3. Estrutura qualificada

Mais uma significativa vantagem proporcionada pelo residencial para idosos é a estrutura qualificada. Possuir uma infraestrutura que atenda às necessidades específicas do idoso requer conhecimento e investimento que, por vezes, nem sempre o idoso e seus familiares são capazes de garantir, como modificar o ambiente das suas casas para esta fase da vida.
Além disso, uma hospitalidade sênior moderna já possui instalações adequadas que atenderão diversas necessidades, deste modo, o novo morador ao ingressar no espaço já desfruta de todos os recursos sem ter que aguardar mais por isso.
O residencial para idosos proporciona, portanto, maior segurança e conforto para a terceira idade. Desta forma, deixar o seu pai ou a sua mãe sobre os cuidados de uma instituição especializada não significa de modo algum negligência ou abandono, muito pelo contrário, essa opção pode proporcionar cuidados extras resultando um maior bem-estar para o idoso.
O SBA Residencial possui hospitalidade sênior, que proporciona todo o cuidado e conforto que o seu ente querido necessita, além de garantir o bem-estar de sua família, que pode continuar realizando suas atividades cotidianas sem angústias e inseguranças, tendo a certeza de bons cuidados e segurança de seu familiar.

qualidade de vida

Copyright © 2020 Sociedade Beneficente Alemã. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Next4 Comunicação Digital