O envelhecimento é um processo natural que inicia ao longo do tempo, pelo declínio das funções de diversos órgãos do corpo, sendo possível definir um ponto exato desta transição. Provoca alterações e desgastes em vários sistemas do corpo, que acontecem de forma progressiva e irreversível.

Ao longo dos anos, frente a estas alterações podem ocorrer o mau funcionamento de algumas estruturas do corpo e até que um dia nos olhamos no espelho e percebemos que o tempo passou, o corpo já não é mais o mesmo e já não há a mesma disposição para realizar as mesmas atividades, porém por outro lado, muitas inseguranças já se transformaram em sabedoria.

Infraestrutura no Residencial para idosos

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) o Brasil vem deixando de ser um país de jovens. Os motivos para o crescimento demográfico da população idosa em nosso país são basicamente:
– Redução do ritmo de crescimento populacional
– Manutenção das taxas de crescimento populacional do idoso por um maior período de tempo
– Redução da taxa de fecundidade
– Maior expectativa de vida
– Saneamento básico mais abrangente e acesso a saúde

Para abrigar este público que só cresce e necessita de cuidados específicos, instituições de longa permanência (ILP) vem se modernizando, se adequando e procurando sempre novas alternativas para oferecer aos seus residentes a melhor infraestrutura para abriga-los.

Se você, ao pensar numa instituição para idosos imagina um prédio escuro, esquecido, habitado por pessoas tristes, é bom você apagar esta imagem de sua cabeça. Isto porque, a antiga visão de asilo não se enquadra nos novos conceitos de morar para idoso. Alguns novos residenciais, são verdadeiros espaços de convivência e bem-estar, e oferecem aos moradores todo o aparato para que eles se sintam acolhidos, seguros e amados por seus familiares.

Munidos de profissionais multidisciplinares, contam com estruturas e edificações especialmente para atender às exigências e necessidades do idoso.

Estrutura física em residencial para idosos

Muita gente ainda acredita que tirar o idoso de um ambiente familiar pode ser sinônimo de abandono, falta de cuidados ou até mesmo que a relação afetiva poderá se deteriorar.
No entanto, esta medida pode se tornar a melhor alternativa para aqueles que procuram segurança, conforto e infraestrutura adequada para estas pessoas. Isso porque, um ambiente com estrutura física e equipes qualificadas, pensadas exclusivamente para atender ao idoso, conseguem oferecer a ele o bem-estar necessário para que ele usufrua do espaço físico de maneira mais completa, além de auxiliar àqueles cuja condição exija um acompanhamento especializado mais próximo.
Um Residencial de Idosos pode conter espaços que proporcionam aos moradores transformações diárias, além de poderem colaborar significativamente para a melhora do seu quadro clinico. No SBA Residencial você tem:

Casas, apartamentos ou chalés para idosos que necessitam de diversos tipos de cuidados
• Espaços coletivo
• Espaço ecumênico
• Biblioteca
• Restaurante e lanchonetes
• Serviço de capelania
• Auditório
• Lago e jardins por todo o complexo
• Residência assistida para aqueles que precisam de maior suporte

Estrutura clínica e a melhora do idoso

É impossível falar de recuperação sem citar a estrutura e o corpo clínico do SBA Residencial. Isto porque, os profissionais da área da saúde fazem toda a diferença no cuidado diário dos residentes, além de serem parte importante para aqueles que se encontram em reabilitação.
Uma equipe multidisciplinar é ponto chave para o acompanhamento adequado do idoso.
Confira os profissionais que compõem a equipe:
• Médicos geriatras
• Enfermeiros
• Psicólogo
• Dentista
• Assistente social
• Nutricionista
• Fonoaudiólogo
• Fisioterapeuta
• Terapeutas Ocupacionais
• Centro de Reabilitação com equipamentos de ponta

Juntos, estes profissionais garantem a manutenção da saúde, o cuidado e até a melhora no quadro clínico do morador. Isto porque, ainda que o médico geriatra tenha um conhecimento mais íntimo acerca dos processos de envelhecimento natural e daquele ocasionado por doenças, a responsabilidade precisa se estender a outros profissionais, abrangendo assim todos os aspectos do envelhecimento. Ao unir forças, esta equipe interdisciplinar oferece apoio na cura, no alívio do sofrimento e até na reabilitação do idoso, quando possível.

É importante que a instituição possua também atendimento 24 horas para pequenas emergências, com pessoal capacitado para auxiliar àqueles que precisam a qualquer hora. O SBA Residencial conta com equipe de saúde composta por 5 médicos todos os dias da semana e equipe de enfermagem 24h, além dos demais profissionais já citados neste artigo, que somam o time.

Natureza – parte importante na vida do idoso

Quando pensamos em estrutura física de um residencial, o que nos vem a cabeça geralmente é a imagem de espaços fechados, salas de reabilitação e quartos adaptados. Tudo isso é realmente importante e assegura a integridade física do idosos e a tranquilidade dos seus familiares. O que muita gente não sabe é que a natureza também é parte importante na melhora do quadro clínico dos idosos.

O estudo apresentado pela INFOM- International Society of Nature and Forest Medicene, evidencia o efeito positivo da natureza como tratamento complementar à medicina tradicional.

Com origem no Japão, esta ciência apontou queda nos hormônios relacionados ao estresse, redução da pressão sanguínea, melhora do equilíbrio emocional, da frequência cardíaca, do sono, aumento da criatividade e da memória. Fora isso, um dos benefícios mais celebrados é, sem dúvidas o fortalecimento do sistema imunológico.
Por isso, fica mais do que recomendado que além da importância de uma boa estrutura física e clínica, optar por um lugar que tenha natureza abundante, que aguce os sentidos e que convide o idoso a sair de ambientes fechados é extremamente importante.

No SBA residencial, idosos encontram a morada perfeita, que agrega estrutura física de ponta, corpo clínico multidisciplinar e mais de 27 mil metros quadrados de verde, além de um lindo lago para apreciação. Tudo isso para oferecer aos residentes a melhor estrutura física e clínica para proporcionar o cuidado ideal que o idoso de sua família merece.
Venha nos fazer uma visita! Saiba mais: